Aprendendo inglês em casa

Se aprender um novo idioma com o auxílio de profissionais já é difícil, decidir aprender por conta própria se torna ainda mais desafiador, mesmo em se tratando de uma língua tão comum como o inglês. Porém, por ser a principal língua universal, o inglês está presente na vida de muitas pessoas. Por conta disso, existem diversos métodos que podem auxiliar e incrementar os seus estudos. Vamos a alguns deles?

Ouvir música
É algo que todo mundo recomenda, pois realmente funciona. Além de ser uma atividade simples e prazerosa, parece improvável que você deixe de aprender, no mínimo, algumas palavras ou expressões. Então, já sabe: gostou de uma canção? Procure a letra e a tradução mais confiável.

Ver filmes e séries
Outra forma de mesclar passatempo com aprendizagem. Há quem prefira assistir a filmes e séries dublados, e isso não é ruim, mas ver legendado e ouvir o áudio original ajudará na captação das palavras e, em especial, no desenvolvimento da pronúncia.

Procurar por cursos online
Existem diversos cursos gratuitos disponíveis na Internet. Embora não sejam tão aprofundados quanto os cursos presenciais e pagos, são opções interessantes para quem está começando e quer conhecer um pouco do idioma antes de dedicar mais de seu tempo nessa atividade. É válido dizer que os cursos online, sejam eles gratuitos ou pagos, aproximam-se cada vez mais da estrutura dos cursos presenciais, tendo, disponibilizada para o aluno, toda uma gama de materiais de apoio, como exercícios, vídeos e textos.

Escrever repetidamente
Já ouviu de alguém que escrever reforça o que acabamos de aprender? Isso não só está certo, como também tem um importante papel no decorrer dos estudos. Escreva, ainda que o exercício pareça não levar a lugar algum. Você irá perceber que os resultados aparecerão aos poucos, conforme for avançando de nível.

Ler, mas ler muito
O processo de leitura de obras estrangeiras é lento e dividido em etapas. Comece por textos pequenos (crônicas e poemas). Depois, procure por textos maiores (contos). Quando você sentir que está preparado para um desafio maior, dê uma chance a um romance inteiro. É normal se confundir ou não saber de todas as palavras. Por isso, não se desespere. Tenha um dicionário sempre ao lado e releia quantas vezes for necessário.