Alunos de Jornalismo inovam e produzem telejornal remoto na pandemia

Thayna Batista

Estúdio, iluminação, cenário e todos os equipamentos profissionais necessários eram os recursos que os alunos do quinto semestre de jornalismo esperavam contar para a produção do telejornal “MackNotícias”. Mas foi em março, com apenas algumas imagens e sonoras gravadas, que eles precisaram se adaptar e reorganizar o projeto, por conta do isolamento social. 

Para Ana Beatriz Dias, estudante de jornalismo e apresentadora dessa edição especial, a mudança mais drástica, e que acabou gerando a maior dificuldade do projeto, foi a realização da apresentação em casa. A ideia inicial de um falso chroma key acabou não dando certo, e a estante de livros do quarto passou a ser o cenário. “Acredito que trouxe mais proximidade, trazendo aquele ar caseiro tão presente nas entrevistas e apresentações que aparecem na TV, no momento atual”, comenta a estudante.

Vanderlei Dias, professor da disciplina e editor do MackNotícias, conta que os materiais gravados pré-isolamento e a colaboração absoluta dos alunos, desde a produção até a edição, foram de extrema importância. Apesar da necessidade de alguns ajustes, como a abertura e o acréscimo de alguns comentários sobre a pandemia, o professor afirma não ter sentido nenhuma dificuldade: “não houve nenhum momento em que falamos ‘vamos cancelar’”.