Alta-Costura: Você sabe o que é?

Alta-costura refere-se às peças mais trabalhadas do mundo da moda. São verdadeiras obras de arte aplicadas em vestimentas luxuosas e exclusivas. As principais características desse tipo de costura é a exclusividade e a alta qualidade dos materiais e produção das roupas. Feitas manualmente por artesãos, as coleções demoram muito tempo para serem confeccionadas e algumas peças chegam a 1000 horas de trabalho mais delicado possível.

Algumas regras precisam ser cumpridas para que a marca/coleção seja de fato considerada como alta-costura. Entre elas, ter um ateliê com pelo menos 15 funcionários fixos e apresentar duas coleções de 35 looks para o público. Quem define o que é ou não Haute-Couture (alta-costura), anualmente, é a Chambre Syndicale de la Haute Couture termo que é protegido e controlado pelo Ministro da Indústria da França.

A alta-costura não é produzida para ser comercializada e sim para mostrar as melhores técnicas de criação do mundo da moda. São poucos os consumidores quando comparados a outras faces da moda, mas o mercado Couture vem crescendo a medida que as peças tem se tornado mais usáveis. É o momento em que marcas famosas e luxuosas tem a chance de mostrar suas melhores habilidades.

São nas semanas de desfile de alta-costura que os estilistas tem a chance de apresentar seus trabalhos para o mundo e ganhar o coração do público. A semana de Paris é a mais esperada, e serve com inspiração de tendências para quem vai usar looks arrasadores em premiacoes como Grammy ou Oscar. Entre os responsáveis por desfiles, Chanel, Dior, Atelier Versace, Giorgio Armani são os mais conhecidos.

Outono/Inverno 2017

Em 2017, essa semana (02/07 até 06/07) é o período em que a cidade-luz está bombando. Chanel e Dior já desfilaram e surpreenderam o público mais uma vez. Uma Torre Eiffel foi projetada no cenário da Chanel e a Dior ganhou uma exposição sobre a marca e o fundador Christian Dior. 

Isabella Massoud
Apaixonada por semanas de moda. Acredito que na vida, tudo tem uma razão e tempo certo para acontecer.