A Colômbia de García Márquez – Copa

Quando trata-se de literatura, lembramo-nos da nossa, a brasileira. Se formos bons leitores, recordaremos de um nome inglês, outro americano, um outro ibérico. Quanto mais erudito é o leitor, mais nomes clássicos pipocarão em sua mente, um Kafka, um Proust, um Tchekov entre outros literatos grandiosos. O que geralmente não se acontece, mesmo na mente dos mais assíduos leitores, é recordar da literatura latino-americana. Para o leitor de primeira viagem, a Literatura na Latino América consegue fascinar até mesmo as mentes mais eurocêntricas.

Dando continuidade à nossa série, nós da Etc e Tal, trazemos hoje recomendações de leitura da obra do escritor colombiano Gabriel Garcia Márquez.

Gabriel foi jornalista e escritor colombiano. Um dos maiores nomes da literatura escrita em língua hispânica. Gabo, foi premiado com o Nobel de Literatura em 1982 pelo conjunto de sua obra. Autor do famoso livro Cem Anos de Solidão.

García Márquez, ao lado dos argentinos Júlio Cortázar e Jorge Luis Borges, foi um dos representantes mais notáveis do chamado realismo mágico ou realismo fantástico.

Sobre a obra do colombiano, disse Mário Coutinho (41), estudante do curso de Letras pelo Mackenzie, e leitor assíduo do Gabo: “Falar de Garcia Márquez é uma desafio particularmente difícil para mim, pois devo me equilibrar sempre entre o leitor apaixonado que sou, e por isso mesmo dono de um discurso comprometido; e a postura crítica que se espera de um homem do mundo das Letras. No entanto, na obra dele há espaço para as duas posturas, pois mesmo o crítico mais severo encontrará, entendo, no trabalho de Gabriel Garcia Márquez, algo de pura fruição estética, o que é, a meu ver, a síntese mais significativa do trabalho crítico, deparar-se com um objeto de pesquisa que, além de trabalho, provoca emoção”.

Falecido em 2014, Gabriel tornou-se ao longo de sua carreira extremamente lido. Vendeu mais de 40 milhões de livros em 36 idiomas. Diante disso, elencamos abaixo sugestões de leitura para que você conheça melhor este brilhante escritor.

Cem Anos de Solidão – Romance
É a narração da história de Macondo, uma cidade (aldeia) fictícia cujo fundador era José Arcadio Buendia. Tudo começa quando as coisas não tinham nome, indo até a chegada do telefone. Utilizando recursos como o realismo mágico, o autor trabalha temas complexos, tais quais, revoluções, incesto, corrupção e até loucura.

Amor Nos Tempos do Cólera – Romance
Florentino Ariza nunca esqueceu Fermina, seu primeiro amor. Ele esperou quase a vida toda por ela, que se casou com outro. Agora, 51 anos depois, o marido morre, e ele finalmente tem uma chance de reconquistá-la.

Um Senhor Muito Velho Com Umas Asas Enormes – Conto
Em um dia chuvoso, um anjo cai no pátio da casa de Pelayo e Elisenda. O casal, sem saber o que fazer, decide colocar o anjo no galinheiro. Após esta atitude, acontecimentos estranhos passam a povoar os vizinhos e a família do casal.

 

Clique aqui para conferir 4 séries espanholas que você precisa assistir! 

Matheus de Siqueira Nunes

Um apaixonado por futebol, que assiste basquete semanalmente, joga truco ocasionalmente e tenta viver poeticamente…