Futebol: Muito mais que um jogo

Ontem, terça-feira ( 12), tivemos mais uma prova de que o futebol é mais que um jogo. Como muitos sabem, nesta semana e na semana que vem, acontecem os jogos de ida e volta das quartas de final da Champions League. Os jogos de ida desta terça-feira seriam Juventus x Barcelona e Borussia Dortmund x Mônaco. O jogo entre Juventus x Barcelona aconteceu e o placar foi de 3 a 0 para o time italiano. Já o jogo, entre Borussia x Mônaco, não aconteceu porque explodiram três bombas próximas ao ônibus do time alemão, quando este se dirigia para o estádio.

                    Zagueiro Marc Bartra

As explosões aconteceram perto do ônibus fazendo com que as janelas se estilhaçassem. O único que se feriu foi o zagueiro Bartra, que sofreu ferimentos de estilhaços e também fraturou o pulso direito. Ele precisou ser operado. O jogo foi adiado para hoje, às 13:45 horário de Brasília. O jogo foi adiado, pois não havia clima para uma partida de futebol, medidas de seguranças precisaram ser tomadas e não era possível saber do que se tratava, se foi um ataque isolado, ou um ato terrorista direcionado. Os jogadores do time alemão ficaram extremamente abalados e com medo.

Mas agora vamos falar de coisa boa e atitudes que mostram o porquê do futebol ser um esporte diferente de qualquer outro. Dentro do estádio, a torcida do Mônaco começou a cantar “Dortmund, Dortmund” em solidariedade ao time rival. Mas o que mais chamou atenção foi a atitude dos torcedores do Borussia Dortmund que acolheram os torcedores do Mônaco em suas casas. Pois os torcedores do principado não teriam onde passar a noite. E o time rival disputaria um jogo decisivo do campeonato mais difícil do mundo. Ontem foi mais uma prova que o futebol é mais que um jogo.

Em entrevista, o aluno do Mackenzie Leonardo Ferreira, 21, que é um amante do futebol diz: “Foi uma atitude sensacional da torcida do Borussia. Mostrou mais uma vez que o futebol pode sim unir as pessoas ao redor do mundo. Mostrou que não é só um jogo de 11 contra 11, que é muito mais que isso”.

O jogo aconteceu hoje, às 13:45 e foi 3 a 2 para o Mônaco. Mas após ontem, o resultado pouco importa.

Veja aqui fotos dos torcedores juntos.
Veja aqui mais detalhes do incidente.

Charles Hoedemaker Pires Galvão
Amante dos esportes. Acredito que autoconfiança é tudo...