Promessas de ano novo

Promessas de ano novo

Lista de promessas:

⇒ Participar de ações beneficentes

⇒ Estudar todos os dias

⇒ Cuidar da saúde

⇒ Guardar dinheiro

⇒ Demonstrar amor

⇒ Ficar mais tempo com a família

Todo ano é a mesma coisa. Minha lista de promessas para o ano novo é quase a mesma desde quando a escrevi pela primeira vez, aos meus 14 anos.

Eu sempre empurrei com a barriga mesmo, mas quem não? Seria até engraçado se não fosse realmente trágico. As pessoas ficam cheias de esperança e de força de vontade para fazer promessas e cumprir com todas elas, mas em poucos dias, quando o êxtase das festas passa e a rotina recomeça, retorna também os antigos hábitos e as mesmas desculpas de sempre.

É incrível como a gente vive adiando o que precisa ser feito. “Ah, vou começar na segunda”, “mês que vem, sem falta!”, “do ano que vem não passa!”, “antes de começar a faculdade”, “antes de casar”,  “antes de morrer”.

Sabe, a vida não espera por mim, nem por você. Não espera por nenhum de nós.

Na segunda-feira, uma ONG pode fechar por falta de voluntários, devolvendo diversas crianças às ruas. Mês que vem, suas notas baixas podem causar a perda da melhor oportunidade de emprego que te foi oferecida. Ano que vem, você pode passar mal e descobrir que está gravemente doente. Antes de começar a faculdade, seus pais podem perder o emprego e não conseguirem mais bancar seus estudos. Antes de casar, seu parceiro pode cansar de não sentir que é amado e te deixar. Antes de morrer, você pode ficar sozinho por nunca ter dado o valor merecido àqueles que sempre te amaram.

O “depois” pode ser tarde demais. Os dias já se foram. Os anos já foram desperdiçados.

Não tem mais volta.

Tempo perdido.

Talvez não seja esse texto que vai abrir os olhos de vocês. Talvez seja uma perda, a solidão, o remorso, o arrependimento. Mas se você está tendo a oportunidade de refletir hoje, por que arriscar chegar a esse ponto?

Comece a fazer o ano valer a pena agora. Escreva as 365 páginas desse novo ano da melhor maneira possível.

 

 

Foto: Jonathan Keller