5 filmes para quem ama fotografia

Assistir um filme já é bom, agora assistir um filme com aquela fotografia incrível e com uma paleta de cores inspiradora, é melhor ainda! Pensando em você, que ama ou gosta de admirar uma bela fotografia, a Redação Virtual selecionou cinco filmes, com uma direção fotográfica de encher os olhos. Confira:

5 – A Invenção de Hugo Cabret, 2011

O filme se passa em Paris e conta o dia-a-dia e os apuros sofridos pelo menino Hugo Cabret, um órfão que vive escondido numa estação de trem. O filme retrata bem como era a Paris da época e como eram as estações ferroviárias. Sendo assim, o longa é bem iluminado, com tons dourados que vão deixar vocês deslumbrados. Além da ambientação, o vestuário também é muito bem produzido. Vale a pena também conferir os desenhos incríveis do livro que originou o filme, escrito e ilustrado pelo autor Brian Selznick.

 

4 – Gravidade, 2014

Estrelado por Sandra Bullock, Gravidade conta a história de uma astronauta que fica à deriva no espaço. O enredo do filme é bastante direto, mas o que chama mesmo a atenção é a técnica e a fotografia utilizada. O diretor do filme, Emmanuel Lubezki,  que também é diretor de O Regresso, consegue levar o espectador realmente para o espaço, com as cenas escuras e claustrofóbicas, tudo com ajuda dos efeitos especiais. O filme mereceu, sem dúvidas, o Óscar de melhor fotografia, assim como também o de melhor atriz para Bullock. E, ah, uma dica, assistam a essa filme na maior televisão possível e com uma ótima qualidade de som, a experiência que esse filme vai te trazer, é incrível e emocionante.

3 – Given, 2016

Ficando com o terceiro lugar, Given é um filme totalmente diferente de todos os outros que você já tenha visto. Contando as viagens de um mochileiro, sua esposa e seu filho, o longa vai te surpreender com as imagens maravilhosas dos belos lugares que o viajante passa e visita. Há cenas no fundo do mar e também de diferentes culturas que ainda não conhecemos, tudo narrado pelo ponto de vista da criança pequena, que tem uma visão totalmente diferente da nossa. O filme, dirigido por Jess Bianchi, está disponível na Netflix.

2 – O Regresso, 2015

O diretor de fotografia Emmanuel Lubezki mereceu, sem sombras de dúvidas, o Oscar 2016 por seu trabalho nesse filme. Além da atuação incrível de Leonardo Di Caprio, também vencedor do Oscar, o longa prende nossa atenção do início ao fim. Com a história e com as belas imagens – bom, as vezes não tão belas – que são mostradas na telona, você vai ficar deslumbrado com a experiência sensorial que esse filme vai te transmitir.

1 – Ela (Her), 2013

Levando a medalha de ouro, Her conta a história de Theodore, um escritor de cartas românticas que supre a solidão do divórcio com programas de tecnologia. O que ele não conta, entretanto, é a relação que acaba adquirindo com o novo sistema operacional superinteligente que ele compra para o seu computador. Ambientado numa Los Angeles do futuro, o filme mostra a cidade com uma beleza incrível. A paleta de cores utilizada é muito bonita e sensível, algo que deveria ter feito o filme ser indicado ao Oscar de melhor fotografia, sem sombra de dúvidas. A atuação de Joaquin Phoenix também é incrível e merece ser conferida.

 

Texto: Matheus Albuquerque

Carolina Costa Lima Torelli Bolota
Mente nas nuvens com os pés no chão.