5 dicas para fotógrafos amadores

Tirar fotos faz parte do cotidiano de cada pessoa. Seja de uma festa, de família ou de algo diferente, a verdade é que muitas pessoas adoram registrar seus momentos, pois, além de guardar lembranças, a fotografia também nos traz sentimentos.

O professor de Fotojornalismo Thales Trigo,  que leciona no Mackenzie conversou com a Etec e deu 5 dicas para quem ama fotografia.

1- Conhecer o equipamento.

Mesmo que não seja de maneira profunda você deve saber basicamente o que a sua câmera consegue ou não fazer.  E nem precisa ser equipamento profissional, existem câmeras de celular que tem recursos super legais para deixar a foto mais bonita. Saber usar faz toda a diferença.

2- Observar e ter paciência

Uma boa foto geralmente não sai no primeiro clique. O professor explica que para quem gosta de fotografar na rua, andar prestando atenção ao que acontece ao seu redor é imprescindível.

“Quando você encontrar uma cena interessante, com uma luz legal, bonita e contrastada, você para e espera algo acontecer. Fotógrafo de rua tem que ser paciente.”

3- Usar flash contra luz

Quando o ambiente está muito iluminado e você tira uma foto contra a luz geralmente ela fica escura, ou se a foto é de uma pessoa só a silhueta aparece. O professor diz que esse truque funciona como uma “quebra”da diferença de luz . O flash ilumina o que está em primeiro plano e o fundo fica claro com a luz natural.

4- Ver fotografias

Thales afirma que não há melhor jeito de aprender fotografia senão olhando o trabalho de bons fotógrafos . Isso faz com que você tenha mais idéias e tenha referências na hora de tirar uma foto. Por isso o professor indica Henry Cartier-Bresson e Arnold Newman, que são fotógrafos importantes no ramo.

5- Mostrar suas fotografias

De nada adianta você tirar uma fotografia incrível e ninguém ver? Portanto mostre, comente com alguém, publique suas fotos. Além de trazer mais confiança para você, também serve como feedback  , o que pode te ajudar a melhorar ainda mais o seu trabalho.

Gosta de fotografia? Então vem dar uma olhada na analise sobre essa foto que criou a maior polêmica.

Beatriz Martins

Paulistana de nascimento e de coração. Nunca dispenso um cafézinho e uma conversa boa. Amante de livros, séries e música. Enfim, só mais uma pessoa tentando se encontrar nesse mundão.