entrevista

4 coisas para se levar em conta antes de uma entrevista

Existem muitas coisas que universitários gostam nessa vida. Xerox barato, descontos, séries de TV em dia, 8 horas de sono… Mas sabe o que eles gostam mais do que tudo isso? Isso mesmo, uma entrevista de emprego.

Poucas coisas nos movem tanto quanto a oportunidade de conseguir seu primeiro estágio (e junto com ele o primeiro salário), mas nem sempre é uma tarefa fácil. Para tornar todo esse processo um tanto menos sofrido, dê uma olhada em algumas dicas para se mandar bem na entrevista.

1- Confiança faz diferença sim

O raciocínio é bem simples. Você está ali para vender suas qualidades e capacidades para a empresa e em troca tem o salário. Se você demonstrar firmeza e confiança no que diz, as pessoas (vide o entrevistador) tendem a acreditar mais no que está falando.

 

2- Seja você mesmo

A grande maioria das vagas atualmente não leva só em conta suas capacidades e conhecimentos. Hoje cada oportunidade possui um perfil específico de candidato para preenche-la. Então apenas seja você mesmo, porque quando a vaga que você se encaixar aparecer, com certeza terá grandes chances de conseguir.

 

3- Antes cedo demais do que tarde demais

Se você não faz ideia de como vai estar o trânsito quando for sair de casa, saia mais cedo. Uma questão muito importante para os entrevistadores é a pontualidade, então melhor chegar lá com antecedência e esperar um pouco do que chegar atrasado e perder uma oportunidade.

 

4- Lembre-se SEMPRE de pedir um feedback da entrevista

Foi em uma entrevista e não foi aprovado? Peça um feedback para saber onde pode melhorar. Foi aprovado? Peça do mesmo jeito. Conhecer seus pontos fortes e fracos é essencial para se desenvolver como profissional, e ninguém melhor para falar disso do que a pessoa que está te avaliando, não é mesmo?
Mesmo que seja contratado, pode ter certeza que a entrevista não foi perfeita. Nesses casos um feedback pode te ajudar a melhorar ainda mais para outras oportunidades que possam aparecer.

 

Saiba como se vestir em uma entrevista nesse link aqui.