38 anos de História, Lutas e Vitórias

Atlética de Comunicação Mackenzie é a maior campeã do JUCA (Jogos Universitários de Comunicação e Artes) e hoje (31/10) faz 38 anos. Em 25 edições do campeonato, 15 títulos são dos mackenzistas. Isso tudo existe por um simples fato, Tubarão não é apenas um mascote. Para seus 18 atleticanos, 250 atletas, 7 técnicos, Tubateria MackMack-13Sharks Cheerleading Mackenzie, e sua torcida incontável, Tubarão é o pai de uma grande família louca e feliz. A família mais temida por todos, que possuem muitas histórias para contar, momentos para relembrar, camisa para defender, e 15 taças para celebrar.

JUCA 2016 - Sorocaba
JUCA 2016 – Sorocaba

Toda vez que o Tubarão entra em quadra existe o risco de enchentes. Os atletas não entram para brincar, vão com toda sua garra, mostrando porque se dedicaram tanto aos treinos. Contam com a força de sua torcida preta e azul para comemorarem um lindo ponto, ou aplaudirem quando os atletas erram, para incentivar a não parar. A vitória é uma obsessão para eles. Mostraram isso em todas as edições do JUCA, e sempre recebem indicações para o JUCA de Ouro. Em 2016, doze atletas concorreram ao prêmio de melhor atleta da modalidade disputada.

Um mistério que poucos mackenzistas do prédio do RW não conseguem resolver é: de onde vem esse amor pelo Tubarão? Quando começou? Por que você se importa tanto com um mascote?

Recebendo a Taça no JUCA 2016
Recebendo a Taça no JUCA 2016

E tive como resposta de uma atleta do handebol, Mariana “Guarulhos” Almeida: “A gente não sabe o momento exato que começou, mas do nada você se vê defendendo a sua camisa a qualquer custo. Você percebe que seu guarda roupa é inteiro azul e preto. Quando você entra em quadra você quer ganhar pra defender algo muito maior que você, uma faculdade, uma tradição. Você percebe que já está apaixonado pelo tuba quando a bateria começa a tocar e você simplesmente se arrepia, começa a cantar até perder a voz. Quando você se pinta inteiro porque sente orgulho de mostrar que é TUBARÃO! Esse amor é aquele tipo que a gente tenta explicar mas nunca é o suficiente, é aquele que a gente não entende, mas defende. É um amor diferente mas que preenche nossos corações de alegria!”.

Então se você já sentiu isso, se já chorou por alguma vitória ou derrota do tubarão, parabéns! Hoje é o seu dia! Ao entrar para o curso de Publicidades, Jornalismo, ou Design você entrou para uma história. Uma história feita por pessoas e títulos, que vem crescendo cada vez mais. A tradição, o amor e o respeito andam juntos. Para todos esses loucos, defender as cores preto e azul é muito mais que cores, é a prova que estão prontos a qualquer momento para ir pra guerra, e lutar pelo tuba. Perder a voz, noites e finais de semanas por esse time não é sacrifício, é uma honra.