Como a passagem do ano é comemorada ao redor do mundo?

Réveillon é uma palavra de origem francesa, o costume de usar branco provem do candomblé e o hábito de comer lentilha da Itália. Este misto de tradições é reflexo das mais variadas comemorações ao redor do mundo, confira como o ano novo é comemorado em diversos países:

 

Estados Unidos

New York (The New Year’s Eve Ball)

  Uma das festas mais populares do mundo ocorre em Nova Iorque, na Times Square, onde as pessoas se encontram para beber, dançar e festejar. Durante a contagem regressiva, uma grande bola de cristal desce no meio da praça e explode à meia-noite, jogando balas e bombons para todos os lados (Ball Drop Times Square New Years Eve). Além disso, a chegada do ano novo é acompanhada  pela queima de fogos de artifício e por várias apresentações musicais.

 

Flórida

  A maioria dos parques de Orlando se reúnem sob um mesmo tema para celebrar a chegada do novo ano. O Disney Magical Kingdom possui a famosa Jingle Jungle Parade, enquanto o Epicot faz um show incrível de luzes, pouco antes da meia noite.

 

Sydney, Austrália

 Devido ao fuso horário, a Austrália é um dos primeiros países do mundo a celebrar a chegada do Ano Novo, e Sydney, a maior cidade do país, comemora a data em grande festa. Os fogos de artifício são disparados a partir de vários pontos ao redor da Baía de Sydney, incluindo a Ponte da Sydney, famoso cartão-postal. A queima de fogos à meia-noite dura 12 minutos, e há uma espécie de ensaio, uma versão mais modesta, chamada de Family Fireworks, 3 horas antes, às 21h. O jogo de luzes tem uma temática diferente a cada ano, e a chegada de 2016 será comemorada com o tema City of Colour, que terá projeções sobre a própria ponte.

 

Londres, Inglaterra

  O rio Tâmisa, a London Eye e o prédio do Parlamento são cenário do Réveillon na Terra da Rainha. As doze badaladas do Big Ben marcam a contagem regressiva, seguida por dez minutos de fogos de artifício lançados a partir da pomposa roda gigante. Ao contrário da maioria das comemorações de Réveillon ao redor do mundo, em Londres, desde 2014, o evento é pago. Por medida de segurança, a prefeitura da cidade disponibiliza cerca de 100 mil ingressos, ao custo de £10, meses antes do evento. Logo após a queima dos fogos, a multidão já se dispersa e toma seu rumo, lotando os metrôs.

 

 

Hong Kong, China

  A espera pelo Ano Novo em Hong Kong, Região Administrativa Especial (RAE) da China, acontece nas proximidades do Porto Victoria, local conhecido pela vista espetacular que proporciona de toda a área. A iluminação especial no Centro de Convenções e Exposições de Hong Kong marca a contagem regressiva para a meia-noite, e os fogos, disparados de alguns prédios do entorno, duram 8 minutos. A comemoração em Hong Kong começou há apenas alguns anos, em 2008, mas desde então tem se tornado cada vez mais famosa.

Rio de Janeiro, Brasil

 O Réveillon mais célebre do Brasil acontece ao longo de toda praia de Copacabana. Os 4 km da orla são ocupados por cerca de dois milhões de pessoas que acompanham a esplendorosa queima de fogos de 16 minutos, que são estourados a partir de embarcações ancoradas no oceano Atlântico. Os shows que acontecem na beira da praia por toda a noite são outro destaque -esse ano, dois temas: os 100 anos do samba e as Olimpíadas de 2016. Outros bairros do Rio de Janeiro, como o Flamengo, a Barra da Tijuca e a Ilha do Governador, também têm sua própria festa de Réveillon.

Paris, França

Enquanto muitos lugares comemoram a virada apenas em um dia, os parisienses comemoram durante um mês até o dia 1º de fevereiro. Durante este período são trocado beijos, presentes e cartões com o comprimento “Bonne Annee!”. E na véspera de ano novo as comemorações se concentram na Champs-Elysees, onde os visitante podem admirar a Torre Eiffel.

 

Edimburgo, Escócia

Escoceses e turistas ocupam as ruas de downtown Edimburgo para o anual Hogmanay ou “Último dia do ano”. Turistas costumam se reunir na Princes Street enquanto os nativos vão para a Carlton Hill – o ponto mais alto de downtown Edimburgo para assistir ao show de fogos de artificio.

 

As celebrações são dos mais variados tipos, embora a presença de fogos de artifício e o clima de festa seja unânime. Celebre o novo a onde quer que você esteja e bom ano! 🙂