3 maneiras: uma volta ao mundo

 

Aqui na Editoria Internacional já falamos um pouco sobre casais que rodam o mundo e como eles fazem esse tipo de viagem. Hoje, vamos conversar sobre três maneiras de se fazer uma volta ao globo. Esperamos que esse post inspire você, mackenzista, a se aventurar por esse mundão!

Carona

Essa é com certeza a forma mais barata de se dar a volta ao mundo. A questão é que você tem que estar preparado para tudo. Normalmente esse tipo de viajante procura trabalho em troca de comida e estadia, muitas vezes são músicos que ganham a vida com o seu som e tocam em bares e festas pelo mundo todo. Esse tipo de viagem é mais lento e sem muito roteiro. Para isso é preciso ter paciência e muito jogo de cintura para os perrengues qua vai passar durante essa aventura.

Sua bagagem tem que estar pronta pra qualquer coisa. O ideal é ter peças chaves para qualquer tipo de clima. É recomendado ter uma barraca, para o caso de não encontrar um lugar para ficar durante a noite, um saco de dormir pode ser muito útil nessas horas. Você, provavelmente, vai carregar a sua casa nas costas e andar muito. O legal também é ter uma bicicleta para essa ocasião. Os trajetos ficam mais curtos e o tempo de viagem pode diminuir um pouco.

Carro

Motorhome

Nesse caso você vai literalmente dar a volta ao mundo com a sua casa. Existem vários tipos e tamanhos. A maioria comporta: uma cama, uma cozinha e uma área de lazer. Alguns possuem banheiros com chuveiros e outros não. Você pode acoplar ao seu carro ou pode comprar o motorhome direto. Alguns são verdadeiros ônibus, que comportam uma família de cinco pessoas ou outros mais compactos, perfeitos para casais ou uma dupla de amigos.

Você costuma ter mais controle da sua viagem. Podendo economizar na estadia e na alimentação, afinal é possível cozinhar dentro do carro. Além disso, sua bagagem pode ser um pouco maior, com conforto de não ter que carregar sempre uma mochila nas costas. O maior problema é achar um lugar pra estacionar e dormir. Em alguns países como os Estados Unidos, em qualquer Walmart é possível estacionar e dormir  por lá, além de poder utilizar as facilidades da loja, como banheiros e Internet.

O motorhome é um verdadeiro investimento. Por isso, esse tipo de viagem é para quem pretende fazer isso por anos e utilizar como um estilo de vida. Em alguns pontos é necessário enviar o carro de barco para outros continentes, também.

Carro Comum

Foto por: Travel and Share

Se você não está disposto a investir em um motorhome ou sua viagem não passa de um ano, o carro pode quebrar o seu ganho. Muitas pessoas levam barracas e colchões para poder dormir dentro do veículo. Além do conforto e do domínio do roteiro, você não necessita alugar um carro em cidades em que o transporte público não é muito utilizado, como por exemplo: Orlando, Estados Unidos.

Para quem se interessou, o canal do Youtube: Travel and Share, conta detalhadamente sobre as duas maneiras citadas acima, e qual é a melhor maneira para o seu tipo de viagem.

Transportes públicos

Avião

Não é a maneira mais econômica, mas com certeza é a mais rápida, se o seu intuito é conhecer capitais e cidades importantes. Existem tickets que permitem que você faça uma volta ao mundo. Não são todas as companhias que disponibilizam esse tipo de serviço. Se você está pensando em fazer esse tipo de viagem o site Around the World Tours, tem várias sugestões para fazer um volta ao mundo em qualquer estilo.

Trem

Além de utilizar o serviço comum de trens, existem alguns planos em que você realiza a viagem pelas rotas mais famosas, como por exemplo a ferrovia Transiberiana (Moscou- Pequim), um trajeto que dura dois meses.

Ônibus

A facilidade do ônibus é que você pode aproveitar os longos trajetos para passar a noite e economizar em uma estadia. Além disso, alguns oferecem mais conforto e internet. Se você trabalha com o meio online é um ótimo momento para colocar os emails em dia enquanto se desloca de um lugar ao outro.

Navio

Algumas companhias como a MSC e o Costa, aqui no Brasil oferecem esse serviço. Eles possuem um roteiro pré estabelecido, então é só investir e embarcar nessa aventura. Dentre todas, é a que mais oferece conforto, afinal não é necessário pegar diversos transportes públicos e dirigir por horas. Durante os trajetos via mar, você pode usufruir de todos os serviços a bordo. Também é uma das opções mais caras, devido ao que é oferecido.

 

O que você achou dessas opções, mackenzista? Só falta embarcar nessa!

Elizabeth D’Andrea Matravolgyi

Jornalista (ou quase isso) por profissão e atriz por paixão. Extremamente sonhadora e apaixonada por esse mundão!