Dia Das Mães

Comemorar o dia das mães no segundo domingo de maio pode não ser nenhuma novidade para nós. Entretanto, muitos não sabem a origem desse dia, então confira como surgiu.

A ideia surgiu no início do século XX, nos Estados Unidos. A americana Anna Maria Jarvis sofreu muito com a morte de sua mãe, Ann Maria Reeves, até que suas amigas decidiram realizar uma festa para animá-la. Anna gostou muito do conceito  e queria estender a comemoração a todas as mães.

Em 1910, depois de muita luta, conseguiu oficializar a data no estado da Virgínia Ocidental junto ao governador William Glasscock. Quatro anos depois, o feriado acabou sendo nacionalmente reconhecido, com a ajuda do presidente Woodrow Wilson.

Entretanto, na década de 20, Anna ficou incomodada com a comercialização do dia e principalmente pelas pessoas que simplesmente mandavam um cartão impresso para suas mães. Ela teria dito que “um cartão impresso não significa nada mais que você é muito preguiçoso para escrever para a mulher que fez mais por você que qualquer outra pessoa no mundo.”

 O Dia das Mães Pelo Mundo:

Nepal: o dia é comemorado no festival Mata Tirtha Aunsi. Em uma antiga tradição hindu para homenagear as mães que já morreram, são levadas oferendas e as pessoas mergulham nas lagoas em vilas perto de Katmandu, capital do país.

Bolívia: celebra-se no dia 27 de maio, data marcada pela Batalha de La Coronilla. Durante o conflito, ocorrido em 1812 durante a independência do país, um grupo de mulheres lutou bravamente contra o Exército Espanhol em Cochabamba. Em 1920, o dia foi aprovado como uma homenagem às “Heroínas de Coronilla”.

Indonésia: a data é celebrada no dia 22 de dezembro, dia marcado pela abertura do primeiro Congresso Feminino do país, ocorrido no fim da década de 20. O feriado serve para homenagear a contribuição das mulheres para o país.

Tailândia: comemora-se no dia 12 de agosto, aniversário da rainha do país, Sirikit Kitiyakara, tida pelos tailandeses como mãe do povo. A tradição iniciou-se na década de 70, pela família real. Há uma grande queima de fogos pelo país.

Irã: é celebrado no aniversário de Fatimah, a filha do profeta Maomé. A data é utilizada para celebrar principalmente a família.

Coreia do Sul: o dia das mães e dos pais é festejado no mesmo dia, 8 de maio. Os país passaram a ser homenageados para não serem excluídos.

Inglaterra: comemorava-se no quarto domingo de Quaresma. O intuito era visitar a mulher que havia lhe dado vida.

Nicarágua: na década de 40, o presidente Anastasio Somoza decretou a comemoração do dia como homenagem à sua madrasta.

Nós, da Redação Virtual, desejamos a todos um feliz das Mães do Mackenzie e do Brasil!

Por: Fábio Ribeiro Barreto