Bob Dylan faz aniversário e comemora carreira lendária

Mês que vem, Robert Allen Zimmerman, mais conhecido como Bob Dylan, completará 77 anos.

O lendário artista americano marcou seu nome na música mundial ao tornar popular o Folk e com suas composições afiadas. Além disso, algumas de suas canções, como  “Like a Rolling Stone”, “Tangled Up In Blue”, “Jokerman”, “Love Sick”, “Mississippi” e  “Knocking On Heaven’s Door” marcaram gerações.

Começou a fazer sucesso em 1961, quando assinou contrato com a gravadora Columbia Records. Iniciou na música quando garoto, simultaneamente, foi autodidata na guitarra e piano.

Carreira Recente

Também recebeu, em 2012, a Medalha Presidencial da Liberdade pelo ex-presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama. Além disso, é o primeiro e único artista da história a receber o Prêmio Nobel, o Grammy, o Oscar e o Globo de Ouro.

Paralelamente, envolveu-se em polêmica durante o final da 2016, após não ir receber o Prêmio Nobel de Literatura. Dylan manteve-se em silêncio por semanas, até que declarou: “Quando eu recebi esse Prêmio Nobel pela Literatura, fiquei me perguntando com minhas músicas se relacionavam com a literatura exatamente. Tive que refletir sobre isso e ver onde estavam as relações”. Recebeu a condecoração, por fim, em abril de 2017, durante uma pequena cerimônia realizada em Estocolmo.

O artista contou ainda que tinha princípios, sensibilidade e uma visão informada do mundo. Aprendeu tudo na escola de gramática. “Dom Quixote”, “Robinson Crusoe”, “As viagens de Gulliver”, “Uma História em duas cidades” e todo o resto foram leituras típicas da gramática que lhe deram uma maneira de ver a vida, a compreensão da natureza humana e um padrão para medir as coisas. Ele juntou tudo isso quando começou a compor suas letras. “Os temas desses livros entraram em muitas de minhas músicas, seja conscientemente ou sem intenção. Queria escrever músicas contrárias a qualquer coisa que as pessoas já tivessem ouvido, e esses temas eram fundamentais.”

Surpreendentemente, no ano passado, lançou seu novo álbum “Triplicate”, com mais de 30 canções distribuídas em três discos. Nele, Bob Dylan canta hinos já consagrados da cultura pop norte-americana, tais como  “As time goes by” e “The best it yet to come”.