“I probably won’t wear this dress again” Sério?!

Nos últimos dias, vi uma postagem no meu instagram com uma etiqueta escrito “I probably won’t wear this dress again because it’s already on my Instagram” (Eu provavelmente não vou mais usar esse vestido porque já está no meu Instagram) . Antes de continuar, eu quero saber de você: quando lê isso, o que pensa?

As postagens fazem parte de um projeto de consumo consciente chamado Project Stopshop, que tem o objetivo de fazer com que as pessoas repensem no que estão consumindo. É aquela história de pensar em todo o processo que acontece até a peça chegar na sua mão. Nós já conhecemos bem essa história né? Mas quanto nós realmente colocamos isso em prática? Acho que é sempre bom pensar um pouco mais sobre o assunto.

Mais do que essa consciência ambiental/social, precisamos mudar a nossa relação com as nossas roupas. Somos a geração que mais consome roupas na história, cerca de 400% a mais do que nos últimos 20 anos (já falei disso aqui). Depois do surgimento das fast fashions, a relação com as peças ficou extremamente banalizada, afinal, se estragar, temos várias logo ali por um preço bem “amigo”.

As redes sociais, influenciadoras e blogueiras, deixaram tudo isso “pior”. Lógico que é ótimo poder ver o que elas vestem e se inspirar, mas por trabalharem com isso e vestirem looks inéditos e fabulosos todos os dias, a tendência é que seus seguidores queiram acompanhar esse estilo de vida. Elas ganham e emprestam muita roupa, então vamos começar parando de tentar ter essa vida que elas postam todos os dias, porque isso não é real.

Na minha humilde opinião, nós precisamos começar a pensa em como usar melhor o que nós já temos. As roupas mais legais e que mais valem a pena comprar são aquelas bem híbridas, que vão bem em várias ocasiões. Não tem muito segredo, só precisa ter um pouco de ousadia e tentar combinar peças inusitadas (para mim são sempre as combinações mais interessantes).

Agora eu quero saber de vocês, o que vocês acham de postar várias vezes a mesma roupa? Se importam com isso? Conta para gente que eu estou louca para saber!

Julia Melo
A minha relação com moda vai muito além da roupa, gosto de estuda-la como parte da história e todos os seus significados. Como diria minha grande musa Iris Apfel “Vista-se de uma maneira que diga ‘cheguei’” e é isso que eu tento fazer todos os dias!