Conhecendo a Irlanda: Um país apaixonante da Europa

 

A Irlanda é um país europeu de aproximadamente 4,5 milhões de habitantes. A cidade de São Paulo possui quase três vezes mais que isso.

Com exceção de Dublin, a capital, quase todas as cidades são muito pequenas. Os condados possuem uma capital e várias vilas, por isso os irlandeses são muito próximos uns dos outros e conhecem todo mundo da sua região.

Uma vantagem da Irlanda é que ela costuma ser mais barata para se viver do que outros países da Europa como a Inglaterra. Além disso, é muito fácil viajar de lá para outros países. Uma viagem para a Inglaterra leva menos tempo (e dinheiro) que de São Paulo para o Rio de Janeiro.

Atravessar o país de carro leva quatro horas no máximo, por isso é possível conhecer muito de lá e suas paisagens de tirar o fôlego. Um dos lugares mais visitados pelos turistas são os Cliffs of Moher.

 

O clima é gelado e chuvoso. Todos os dias chove pelo menos um pouco, provavelmente por isso a grama deles é tão verde e brilhante.

Os irlandeses têm uma língua chamada de gaélico, ela ainda é utilizada em algumas vilas pequenas e antigas, mas hoje em dia está em desuso. Os mais jovens conhecem o idioma na escola e fazem aulas durante toda a vida escolar. Portanto, a língua utilizada é o inglês. Eles possuem um sotaque característico, é quase que uma mistura do britânico com o americano e ele pode variar muito de uma região para outra.

Prédios são raros, as cidades são planas e verdes. As casas costumam ser longe uma das outras, é um país muito rural. Cidades maiores como Limerick, Galway, Cork e Dublin já são um pouco mais urbanizadas.

As portas das casas costumam ser coloridas, dizem que antigamente os homens bebiam demais e acabavam se perdendo e entrando em casa errada, por isso, as mulheres decidiram pintar as portas para eles não se confundirem mais.

A base da alimentação é a batata. A batata para eles é como o nosso arroz com feijão. Até mesmo a lasanha é servida com purê. Chá também está sempre presente. Todas as refeições podem ser acompanhadas de chá preto bem quente. Quem prefere, também pode colocar um pouco de leite.

A tradicional cerveja Guinness é encontrada facilmente em todo o país. Em Dublin, onde fica a fábrica, também tem um museu da cerveja, os visitantes podem conhecer todo o processo de fabricação e ainda se deliciarem com as bebidas vendidas lá.

As escolas irlandesas são como nos filmes: prédios antigos, quase como castelos, e uniformes muito diferentes dos nossos. Eles usam calça social e suéter e as meninas também podem optar pela saia xadrez.

Os alunos podem escolher as disciplinas que irão cursar com base nos gostos pessoais. A partir dos 15 anos, eles já vão direcionando sua grade curricular. Inglês e matemática são obrigatórias, porém há graus de dificuldade, então cada um fica na turma que se encaixa melhor.

Em geral, as pessoas são muito alegres e festivas. Tudo é motivo para comemorar em um bom pub. Eles são muito receptivos com quem vem de fora e é fácil fazer amizades.

 

Luiza Lorenzetti

Amante das artes e da dura poesia concreta das esquinas de Sampa. Apaixonada por Caetano e purê de batata. 1,50m de amor e vegetarianismo.