10 dicas para escrever um Poema

Bateu uma inspiração, os sentimentos precisam ser colocados para fora e você está com uma caneta na mão? Já pensou em escrever um Poema? Confira então 10 dicas para isso:

1- Busque inspiração: leia poemas, escute uma música, veja um filme, observe as coisas ao seu redor. Poesia não tem um tema específico mas tente focar em apenas um assunto, pode ser sobre amor, frustrações, natureza, qualquer coisa!

2- Utilize emoções que você já viveu: Sobretudo, poema é para ser sentido, e se você escrever a respeito de experiências que já teve. é ainda mais fácil falar sobre o assunto, e a emoção poderá ser transmitida para seus leitores.




3- Faça um brainstorm: Escreva palavras aleatórias em um papel e tente encaixá-las como um quebra-cabeça no texto, até que se constitua um poema. 


4- Se ainda lhe faltar palavras utilize o dicionário tradicional http://www.priberam.pt/ e o dicionário de sinônimos http://www.sinonimos.com.br/, duas ferramentas que vão contribuir para o enriquecimento do seu poema. 


5- Escolha um tipo de poema que você quer escrever: pode ser lírico, narrativo, dramático, soneto... entre outros, o importante é
 se identificar conforme o seu estilo de escrita. 



6- Rime, mas não exagere: A rima é uma das principais características de um poema, entretanto não é necessário que todos os versos rimem. Se estiver com dificuldades de encontrar a rima, conte com a ajuda do Dicionário de Rimas. http://rimas.mmacedo.net/ 


7- Leia seu poema para si mesmo: Essa técnica irá lhe ajudar a fazer as correções necessárias, identificar o que deve ser tirado ou mantido, e até mesmo trocado. 




8- Não desista diante dos seus erros: todo ser humano erra então não há motivos para desistir com isso, tente de novo e de novo até você se sentir bem com seu texto. 

9- Mostre seu poema para um amigo: A opinião de um amigo conta muito quando o seu texto está pronto, e se for um amigo que já tem o costume de ler ou escrever é melhor ainda, ele poderá lhe dar dicas para seu poema ficar mais bonito! 


10- Compartilhe seu texto com mais pessoas: Depois de revisado e editado, o feedback do seu poema é muito importante para a evolução da sua escrita, portanto, não tenha medo ou vergonha, compartilhe nas suas redes sociais ou até mesmo mande para o nosso e-mail comunicarv@gmail.com ficaremos felizes em receber seus textos! Boa Sorte  



Texto por Julia Cadete, aluna do 3° semestre de Publicidade e Propaganda